Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Wish You Were Here

por Paula Antunes, em 17.09.08

 

 

 

Richard Wright, teclista e um dos fundadores dos Pink Floyd, faleceu segunda-feira, vítima de cancro.

 

Richard William Wright nasceu a 28 de Julho de 1943, em Londres. Quando estudava no Colégio de Arquitectura do Regent Street Polytechnic, conheceu Roger Waters e Nick Mason e com eles e outros alunos da mesma escola formou os Sigma 6, a primeira de uma série de efémeras formações que iriam dar origem, em 1965, aos Pink Floyd (Syd Barrett, Wright, Mason e Waters).

 

Morreu o teclista dos Pink Floyd  Richard Wright numa imagem recolhida há dois anos
Lefteris Pitarakis/AP

O seu lugar na história da música foi construído e ficará para sempre dentro dos Pink Floyd, para cujo som ele tanto contribuiu. Desde os primeiros dias da banda que Wright se assumiu não apenas como teclista e frequente vocalista, mas como compositor, tendo assinado músicas emblemáticas como os singles "Paintbox" e "It Would Be So Nice" (1967/68), "Remember A Day" e "See-Saw" (de A Saucerful of Secrets (1968), "Sysyphus, parts 1-4" (de Ummagumma, 1969), "Summer '68" (de Atom Heart Mother, 1970) e, a mais famosa de todas, "The Great Gig In the Sky" (de The Dark Side Of the Moon, 1973 - já agora refira-se a introdução ao piano de "Breathe", inspirada em "Kind of Blue" de Miles Davis).

 

No próximo dia 22 está prevista a edição de Live in Gdansk, a gravação nos famosos estaleiros polacos do último concerto da digressão. Será o primeiro disco póstumo de Richard Wright.

 

Fonte: Expresso

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Publicado às 18:20



My Way: "Two roads diverged in a wood, and I, I took the one less traveled by. And that has made all the difference"

Paula Antunes


Paula Antunes

"Não estamos a legislar para gentes remotas e estranhas. Estamos a ampliar as oportunidades de felicidade dos nossos vizinhos, dos nossos colegas de trabalho, dos nossos amigos e das nossas famílias e, ao mesmo tempo, estamos a construir um país mais decente. Porque uma sociedade decente é aquela que não humilha os seus membros"

Zapatero


Caleidoscópio LGBT


Pesquisar

Pesquisar no Blog