Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



A insuperável mudez da borboleta

por Paula Antunes, em 23.01.13

Um livro português com três novelas sobre o amor entre mulheres.

 

Com o talento literário invulgar com que habituou já os seus leitores, Luísa Monteiro apresenta agora três pequenas novelas sobre o amor entre mulheres. 

Na primeira, encontramos uma professora em final de carreira que se apaixona por uma jovem aluna a quem chama líbia; na segunda, a relação terna e corajosa de Auta e Úrsula, heroínas daquele que ficou na História como o "massacre das 11 mil virgens", em Colónia, no ano de 383 d.C; por último, um desagravo de amor de uma das mais interessantes escritoras do Modernismo português: Judith Teixeira, a que gosta de ciganas ("e fadas marrecas").

Não se duvida que A insuperável mudez da borboleta (duas confissões sáficas e um desagravo de amor) marca uma nova etapa nas Letras portuguesas. Coragem da autora? Não; apenas a arte literária na sua mais fina percepção da humanidade.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Publicado às 19:28



My Way: "Two roads diverged in a wood, and I, I took the one less traveled by. And that has made all the difference"

Paula Antunes


Paula Antunes

"Não estamos a legislar para gentes remotas e estranhas. Estamos a ampliar as oportunidades de felicidade dos nossos vizinhos, dos nossos colegas de trabalho, dos nossos amigos e das nossas famílias e, ao mesmo tempo, estamos a construir um país mais decente. Porque uma sociedade decente é aquela que não humilha os seus membros"

Zapatero


Caleidoscópio LGBT


Pesquisar

Pesquisar no Blog