Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Casamento entre pessoas do mm sexo aprovado em Washington

por Paula Antunes, em 09.02.12

 

Casamento homossexual aprovado no estado de Washington

 

Sessão em que foi aprovado o diploma estadual

A câmara de Representantes do estado de Washington, aprovou a lei que legaliza o casamento homossexual naquele estado dos EUA, que deverá ser promulgado nos próximos dias pela governadora de Washington, favorável ao texto.

A governadora do estado, Christine Gregoire, tem cinco dias para promulgar o texto, que tornará Washington o sétimo estado americano a autorizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

“A lei foi votada por 55 votos a favor e 43 votos contra”, especificou em declarações à AFP um funcionário do gabinete de informação da Câmara dos Representantes em Olympia, a capital daquele estado que faz fronteira com o Canadá.


A governadora democrata, Christine Gregoire, “tem cinco dias para assinar o texto depois de o receber”, acrescentou o mesmo funcionário, que preferiu não ser identificado. “É preciso dar pelo menos dois dias até que ela receba o texto”, precisou ainda a mesma fonte.

Christine Gregoire tinha afirmado em Janeiro ser favorável ao texto e que ela o promulgaria se este fosse votado favoravelmente pelos parlamentares. O Senado daquele estado tinha já adoptado a lei na semana passada.

Uma vez promulgado por Christine Gregoire – que poderá escolher o dia de São Valentim para o fazer – esta lei deverá entrar em vigor cerca de 90 dias mais tarde. Porém, se os opositores a esta reforma recolherem o número de assinaturas necessário para levarem a cabo um referendo de revogação desta lei, ela ficará suspensa até serem conhecidos os resultados desse referendo.

A promulgação desta lei tornará Washington o sétimo estado americano a autorizar o casamento homossexual, a seguir ao Connecticut, Iowa, Massachusetts, New Hampshire, Vermont e Nova Iorque, aos quais se deverá acrescentar Washington, capital federal. Esta votação no estado de Washington acontece um dia depois de um tribunal federal de São Francisco ter declarado inconstitucional a proibição, pela Califórnia, de casamentos entre pessoas do mesmo sexo. Isto quer dizer que os gays voltarão a poder casar naquele estado — para isso é preciso que o Supremo Tribunal Federal esteja de acordo.

 

publico.pt

Autoria e outros dados (tags, etc)

Publicado às 17:22



My Way: "Two roads diverged in a wood, and I, I took the one less traveled by. And that has made all the difference"

Paula Antunes


Paula Antunes

"Não estamos a legislar para gentes remotas e estranhas. Estamos a ampliar as oportunidades de felicidade dos nossos vizinhos, dos nossos colegas de trabalho, dos nossos amigos e das nossas famílias e, ao mesmo tempo, estamos a construir um país mais decente. Porque uma sociedade decente é aquela que não humilha os seus membros"

Zapatero


Caleidoscópio LGBT


Pesquisar

Pesquisar no Blog