Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Transexual

por Paula Antunes, em 06.08.11

 

Grafia e pronúncia de transexual [Ortografia]

 

 

Recorro frequentemente ao Dicionário Priberam da Língua Portuguesa; é uma ferramenta que muito me agrada, é prática, rápida e visualmente agradável. Em pesquisa recente sobre a palavra "transsexualidade" reparei que a mesma me refere para "transexualidade", e reparei que em baixo existe uma ligação para sugestão de inclusão de uma palavra pesquisada que não conste no dicionário.

 

Venho então sugerir, e questionar sobre o uso correto da palavra, que transsexualidade e seus derivados sejam incluídos neste dicionário. Já encontrei diversas vezes o uso de transsexualidade, inclusive no Grande Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, que indica as duas palavras como corretas, seja "transexualidade" com um esse, seja "transsexualidade" com dois esses.

 

Com efeito, eu, toda a minha vida tenho ouvido a referência à palavra como /trâns-sèxuál/ e são raras as vezes que oiço dizerem /trâncèxuál/. Daí acreditar que a forma correta de se escrever a palavra, ou pelo menos também aceitável, é a de a escrever com dois esses. Se eu escrever a palavra com um esse soa-me mal, pois efetivamente eu não a pronuncio dessa forma. Poderão ajudar-me com esta questão? E será possível a inclusão de "transsexual"?

 


A palavra transexual (e os seus derivados, como transexualidade, transexualismo, etc.) deverá ser escrita apenas com um <s>, uma vez que em português o esse dobrado (<ss>) representa o som [s] apenas em contextos intervocálicos (ex.: assar, isso, promessa, russo), e nunca em início de palavra ou depois de consoante. Esta reflexão aplica-se igualmente a outras palavras com o mesmo contexto, formadas com o prefixo trans- e uma palavra começada por <s> (e seus derivados), que dever ser grafadas apenas com um <s> (ex.:transecular, transiberiano, transubstanciar). É de salientar que nenhum dicionário ou vocabulário por nós consultado regista qualquer uma destas palavras com dois esses (<ss>).

Em relação à pronúncia desta palavra (e das outras que se encontram no mesmo contexto), é recomendada a pronúncia tran[s]exual e não tran[ch]exual ou tran[chs]exual, em especial em situações formais ou em que se pretenda uma pronúncia irrepreensível. São estas as recomendações de ortoépia das obras que apresentam transcrição fonética ou indicações de pronúncia. No entanto, ao contrário da ortografia, em que as regras são convenções rígidas, não há critérios rigorosos de correcção linguística no que diz respeito à pronúncia, desde que certas relações entre ortografia e fonética sejam respeitadas.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Publicado às 13:33



My Way: "Two roads diverged in a wood, and I, I took the one less traveled by. And that has made all the difference"

Paula Antunes


Paula Antunes

"Não estamos a legislar para gentes remotas e estranhas. Estamos a ampliar as oportunidades de felicidade dos nossos vizinhos, dos nossos colegas de trabalho, dos nossos amigos e das nossas famílias e, ao mesmo tempo, estamos a construir um país mais decente. Porque uma sociedade decente é aquela que não humilha os seus membros"

Zapatero


Caleidoscópio LGBT


Pesquisar

Pesquisar no Blog