Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



It's OUR day! ;)

por Paula Antunes, em 08.03.11

 

Porque nunca é demais relembrar a razão deste dia:

 

 

Dia Internacional da Mulher

 

 

 

 

PORQUÊ O DIA 8 DE MARÇO 

 

Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas.

 

Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas.

 

Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher". De então para cá o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma, tanto em Portugal como no resto do mundo.

 

 

O QUE SE PRETENDE COM A CELEBRAÇÃO DESTE DIA

 

Pretende-se chamar a atenção para o papel e a dignidade da mulher e levar a uma tomada de consciência do valor da pessoa, perceber o seu papel na sociedade, contestar e rever preconceitos e limitações que vêm sendo impostos à mulher.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Publicado às 15:39


2 comentários

De Pugo a 08.03.2011 às 18:25


Um enorme beijo a todas as Mulheres!

De Paula Antunes a 09.03.2011 às 12:52



Outro para ti Pugo! ;)

Comentar post



My Way: "Two roads diverged in a wood, and I, I took the one less traveled by. And that has made all the difference"

Paula Antunes


Paula Antunes

"Não estamos a legislar para gentes remotas e estranhas. Estamos a ampliar as oportunidades de felicidade dos nossos vizinhos, dos nossos colegas de trabalho, dos nossos amigos e das nossas famílias e, ao mesmo tempo, estamos a construir um país mais decente. Porque uma sociedade decente é aquela que não humilha os seus membros"

Zapatero


Caleidoscópio LGBT


Pesquisar

Pesquisar no Blog