Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Journey Towards Angel Wings

My Way: "Two roads diverged in a wood, and I, I took the one less traveled by. And that has made all the difference"

Journey Towards Angel Wings

My Way: "Two roads diverged in a wood, and I, I took the one less traveled by. And that has made all the difference"

O predestino de Portugal

08.03.11 | Paula Antunes

 

Comunicado do Dr. Dércio Ferreira sobre as cirurgias de mudança de sexo no Hospital U. de Coimbra. Vale a pena ler:

 

 

O predestino de PortugalPDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
Escrito por Dr. João Décio Ferreira   

 

A propósito das noticias de que iriam terminar por agora as cirurgias de mudança de sexo no SNS, Saiu uma noticia no Diário As Beiras em que se informa que: « um Cirurgião de Coimbra parte a 1 de Abril para um centro estrangeiro para aperfeiçoar a técnica ». (ver aqui)

Poderá ser coisa de 1 de Abril mas se não for é uma boa noticia que só peca por tardia. Como esse cirurgião não nasceu agora é certamente uma vocação tardia e repentina que foi pena só agora ter surgido.

Se esta vocação tivesse surgido mais cedo poderia ter evitado uma deslocação agora ao estrangeiro para aprender técnicas menos “aperfeiçoadas” que as, até agora, praticadas por cá. 

De facto as técnicas por cá usadas foram apresentadas no Simpósio da WPATH em Oslo em 18 de Junho de 2009 (ver aqui paginas 9 e 10), onde foram apresentadas também as novidades técnicas dos mais conceituados cirurgiões Mundiais. 

Infelizmente não vi por lá nenhum Português a não ser eu. Foi pena que este agora interessado Cirurgião de Coimbra não tivesse ido lá.

Teria visto o interesse que as novidades técnicas que lá apresentei despertaram. Foram de facto as principais novidades da cirurgia genital do Simpósio. 

Teria visto o interesse que despertaram em tão diferenciada assistência.

Teria ouvido as perguntas de pormenor que me fizeram no final de cada uma das duas apresentações e visto as felicitações pessoais, de que fui alvo, pelos bons resultados apresentados, quando me deslocava da tribuna para o meu lugar no anfiteatro.

Poderia ter mesmo visto o Dr. Harold Reed (ver aqui quem é) à minha espera, já fora da sala, para me pedir mais pormenores técnicos e me dizer que só por ter visto as minhas novidades tinha valido a pena vir dos EUA até Oslo.

Este mesmo Cirurgião mais tarde contactou-me para aprofundar pormenores da minha técnica.

Foi pena, a esse Cirurgião de Coimbra, só agora lhe ter surgido essa repentina vocação. Poderia ter, em tempo, aprendido comigo essas técnicas. Vai agora para o estrangeiro … óptimo. Segue a sina geral do nosso País que, por mais que alguns maduros teimosamente tentem, anda sempre de cavalo para burro.

 

Que raio de sina a nossa.